Qual é a importância de dormir no escuro?

*Texto escrito para a coluna que realizo no blog Amor e Maternidade. Não deixem de conferir os conteúdos incríveis do blog da Mayara Figueredo!


Quem tem medo de escuro? Venho lhes informar que a escuridão é, sim, algo que pode ser usado a nosso favor!


Através de pesquisas já realizadas, existe um consenso de que a exposição à luz artificial durante à noite não é boa para a saúde. A presença de luz prejudica a qualidade do sono, uma vez que afeta o funcionamento do relógio biológico interno.


A melatonina, conhecida como hormônio do sono, é produzida com o fim do dia e da luminosidade, e é liberada entre o período das 19h-20h, a fim de preparar o organismo para o período noturno.


Quando chega o período de sua produção, e ainda há muita luz no ambiente, isso influencia a liberação da melatonina e, consequentemente, os bebês tendem a ficarem menos sonolentos e não terem uma noite proveitosa de sono!


Isso vale para nós, adultos, e mais ainda para os bebês, que ainda estão passando por todo o processo de ajustamento de seus relógios biológicos!


Mas então, como deve estar a iluminação do quarto do bebê?



O ideal é que o ambiente esteja tão escuro que o bebê não possa ver a própria mão à sua frente. Porém, se necessária uma luz para trocar a fralda no meio da noite, essa luz deve ser baixinha e deve ser apagada quando os pais não estiverem no quarto atendendo o bebê.A luz azul, de acordo com um estudo da Harvard Medical School (2012), é aquela que mais afeta nosso relógio biológico e que mais interfere na produção da melatonina. Evitem ela!


A que menos afeta, por sua vez, é a luz de cor vermelha. Durante o dia, o ideal é que o bebê tire suas sonecas em um ambiente aconchegante e de penumbra, não de claridade total. Não precisa ser tão escuro quanto a noite, mas deve ser uma penumbra gostosa.


Agora que você já sabe bastante sobre a luminosidade e o sono, faça do ambiente de sono do seu filho um cantinho aconchegante para ele dormir mais e melhor.


Espero que tenham gostado da informação!

82 visualizações

Devir Consultório de Psicologia

Rua Apucarana, 703 - Tatuapé - São Paulo

Telefone: (11) 3462-3227 

WhatsApp: (11) 94723-3143 (Consultoria do Sono)

WhatsApp: (11) 93218-8627 (Terapia)

©2020. Devir Consultório de Psicologia.