O Sistema Glinfático e sua relação com o sono

*Texto escrito para a coluna que realizo no blog Amor e Maternidade. Não deixem de conferir os conteúdos incríveis do blog da Mayara Figueredo


Em 2015, dois pesquisadores independentes fizeram uma importantíssima descoberta: a existência do Sistema Glinfático, que encontra-se em nosso cérebro e tem como principal função eliminar resíduos tóxicos que são acumulados durante o dia.


A descoberta desse sistema chamou muita atenção, porque descobriram que o principal resíduo que ele elimina é a beta-amiloide, uma proteína que se acumula no cérebro de pacientes com Alzheimer.





Ou seja, a existência e o bom funcionamento desse sistema glinfático é muito importante para nossa saúde! E aí vem a informação que eu quero compartilhar, mostrando porque entender o sono e cuidar dele é tão importante:


O sistema glinfático é 60% mais eficiente quando dormimos do que quando estamos acordados!!


Isso vale desde para os pequenos, quando para idosos e adultos.


Dormir promove muitos benefícios para nossa saúde, vai muito além de se sentir descansado e com energia para a vida! Uma descoberta dessas serve como um alerta para que nós possamos refletir sobre como cuidados que estamos tendo hoje com nossas rotinas podem influenciar no nosso futuro.




33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo