Hora da Reflexão - Vou retornar ao trabalho, e agora?

No vídeo dessa semana falamos sobre a questão do retorno ao trabalho, que é uma das pontuações mais recorrentes entre as pacientes que atendo. É muita dúvida frente a como se preparar para esse retorno. Da mesma forma como o curso de desenvolver o sono do bebê é progressivo, exigindo algumas etapas, o retorno ao trabalho também exige um planejamento. A adaptação a esse período não ocorre de um dia para o outro.


Vamos falar sobre isso?



Sabendo a data, é preciso refletir a respeito de com quem e onde o bebê irá ficar. Para isso, precisa-se considerar: como é a alimentação do bebê, se será utilizado fórmula ou apenas o aleitamento materno exclusivo. O segundo caso, por exemplo, exige um preparo maior, e até mesmo recomendaria o acompanhamento de uma consultora de aleitamento materno, para que todos os aspectos sejam considerados.


O ideal é iniciar o preparo ao retorno cerca de quinze dias antes dele ocorrer, independente de ser realizado o aleitamento exclusivo ou uso de fórmula.


Se planejar exige organização! Coloque tudo no papel, considere quem irá levar e buscar a criança na creche, qual é a sua rede de apoio, como será a alimentação, descubra se a empresa permite que você realize o período de adaptação escolar, pois, caso contrário, o ideal é colocá-la na escola antes do seu retorno. A sugestão é válida também caso a criança irá ficar na casa de algum membro da sua rede de apoio, para que ela vá aprendendo a lidar com a ausência de forma saudável. Descubra qual será o seu plano de ação!





Devir Consultório de Psicologia

Rua Apucarana, 703 - Tatuapé - São Paulo

Telefone: (11) 3462-3227 

WhatsApp: (11) 94723-3143 (Consultoria do Sono)

WhatsApp: (11) 93218-8627 (Terapia)

©2020. Devir Consultório de Psicologia.