Hora da Reflexão - Como utilizar os ensinamentos do sono?

No vídeo dessa semana, falamos sobre os ensinamentos do sono e como aplicar ele à nossa rotina.


Vamos falar sobre isso?



A primeira coisa para por em prática os ensinamentos do sono é fazer os diários do sono, composto pelo horário que a criança dorme, quantos despertares noturnos ocorrem, quais horários ocorrem as sonecas e as mamadas. Esse diário pode ser utilizado de 0 a 2 anos. É um passo essencial essa coleta, devendo ser feito entre 4 a 10 dias, para que você possa ter uma noção da estrutura de sono.


É a partir dessa análise que você conseguirá ter uma noção do cenário enfrentado. Observe o seu filho! Assim, você pode compreender se as mudanças devem se focar em ambiente, soneca, amamentação... Pode ser mais de um ponto a ser melhorado.


A partir disso, iniciam-se as modificações. O primeiro passo é modificar o ambiente. Só após isso devemos passar para o passo de estruturar a rotina e, por último, os hábitos de sono, ou seja, as associações, como só dormir mamando, só dormir com a chupeta, por ai vai. Essa é a forma ideal de seguir os ensinamentos e, assim, organizar a rotina do bebê!


Existe um fator muito importante que não pode ser deixado de lado: dedicar um tempo para interagir com o seu filho! Considerem que um tempo de qualidade, totalmente focado à criança, é mais eficiente que um tempo muito longo sem o devido foco.


Todos esses fatores citados são progressivamente trabalhados para que, no final de tudo, as técnicas de sono sejam aplicadas! Isso porque essas técnicas, sem uma rotina de sono estruturada, não são válidas. É todo um caminho a ser percorrido, mas vale a pena!



3 visualizações

Devir Consultório de Psicologia

Rua Apucarana, 703 - Tatuapé - São Paulo

Telefone: (11) 3462-3227 

WhatsApp: (11) 94723-3143 (Consultoria do Sono)

WhatsApp: (11) 93218-8627 (Terapia)

©2020. Devir Consultório de Psicologia.