Falando de saúde! A Apneia Obstrutiva do Sono Infantil

*Texto escrito para a coluna que realizo no blog Amor e Maternidade. Não deixem de conferir os conteúdos incríveis do blog da Mayara Figueredo


Sempre falo em meus atendimentos que o sono é um indicador de que algo não está certo, seja na rotina ou na saúde do bebê.


A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um transtorno de respiração onde, por conta de uma obstrução parcial ou completa das vias aéreas superiores, ocorre uma interrupção na respiração e ventilação normais durante o sono. Com isso, os padrões de sono normais são alterados!


As sequelas para os casos de AOS não tratados não são raros, vão desde déficits cognitivos a problemas na função neuropsicológica!





Mas afinal, quais sintomas estão ligados à esse transtorno?


Existem alguns aspectos que devem ser observados, são eles:


  • Ronco (mais de 3 noites por semana!);

  • Arquejar, engasgar ou sufocar durante o sono;

  • Aumento do trabalho respiratório!

  • A criança não consegue dormir em posição horizontal!

  • Respira pela boca;

  • Sonolência diurna;

  • Hiperatividade e problemas de atenção;

  • Dificuldade de aprendizado;

  • O xixi na cama pode ser um sintoma relacionado a essa questão;


Como vocês podem ver, são alguns aspectos que podemos ir percebendo no dia a dia da criança que podem nos alertar para o quadro!! Por isso digo, sejam estudiosos dos filhos de vocês.


Buscar ajuda é um passo muito importante, mas muitas vezes só notamos que há algo errado quando observamos bem a situação!!!


Amanda, percebi alguns destes sintomas. Como diagnosticar se meu filho tem mesmo AOS?


Além do exame físico, a polissonografia noturna ampla continua pode ser fundamental para o diagnóstico!! Por isso sempre ressalto a importância em se buscar profissionais em casos de dificuldades com o sono!


Se meu filho for diagnosticado, qual será o tratamento?


Vai tudo depender da idade do paciente, da gravidade do distúrbio respiratório do sono, da cronicidade do distúrbio e da existência de um estado comórbido. Além disso, a preferência do paciente/responsáveis também é considerada!


Hoje em dia, há tratamentos menos invasivos do que a traqueostomia, que foi o primeiro tratamento bem-sucedido do quadro!


Espero que essa coluna tenha sido esclarecedora para vocês, e os estimule a observar cada vez mais os seus filhos! Até a próxima!




0 visualização

Devir Consultório de Psicologia

Rua Apucarana, 703 - Tatuapé - São Paulo

Telefone: (11) 3462-3227 

WhatsApp: (11) 94723-3143 (Consultoria do Sono)

WhatsApp: (11) 93218-8627 (Terapia)

©2020. Devir Consultório de Psicologia.