Blog da Amanda

  • Devir Consultório

Eu quero aproveitar, mas não consigo com meu filho

Eu quero aproveitar um evento, mas eu não consigo com meu filho.


Essa é a nossa temática de hoje!


Eu resolvi trazer essa questão de não conseguir aproveitar um determinado momento por estar acompanhada de uma criança, pois essa é uma temática recorrente nos meus atendimentos.


Muitas mães relatam ter dificuldade ao ir em algum evento como, por exemplo, uma missa, um culto, uma festa e não conseguir aproveitar já que a criança, muitas vezes, quer ficar andando, quer falar, quer brincar, etc.


Situações como essa geram uma frustração. Afinal, você está indo para um lugar para aproveitar e não consegue.


Quando você tem filho e você vai algum lugar com ele, você não está indo para “aproveitar” o momento. Mas para educá-lo a se comportar bem, nestes lugares, é mais para frente você tenha a possibilidade de “aproveitar”, e com a melhor sensação: de dever cumprido!


Imagine que você vai à missa acompanhada do seu filho e ele não quer parar quieto, que andar, correr, falar e fica o tempo todo demandando a sua atenção.


É compreensível que você não consiga aproveitar este momento por completo por estar com a criança, pois naquele momento você está praticando a função de ensinar a criança a amar a missa, a saber se comportar , a prestar atenção a missa, saber esperar, saber ficar parado. E isso exige atenção e tempo.


Então, você não consegue aproveitar da forma como você gostaria. Mas vamos combinar, aqui entre nós, que quando você não era mãe você, também, não aproveitava horrores a missa, não é mesmo?


A verdade é que, as vezes, nós nos irritamos mais por sermos privados da escolha de poder aproveitar algo do que por não aproveitar em si.


Isso não quer dizer que você não pode ir em um evento sem aproveitar o momento. Você pode!


Mas saiba que enquanto o seu filho não conseguir entender tudo isso e você não conseguir educá-lo para ele saber como se comportar diante cada situação, ele não vai conseguir se comportar e voc~e não conseguirá aproveitar o momento como você gostaria.


Deixa eu te abrir os olhos para essa riqueza que é fazer algo pro seu filho e ensinar a ele uma tradição da sua família.


Se há algo que perpetua a espécie humana e nos torna mais humanos é a tradição familiar, aquilo que os nossos avós faziam, que os nossos pais fazem, que nós fazemos, que vamos ensinar aos nossos filhos e por ai vai.


A tradição dá uma sensação de continuidade, porque ela vai para além da gente.


Um exemplo disso é quem faz um jardim. Você não cria um jardim maravilhoso para você, porque você não vai conseguir ver o resultado disso. Você o cria para a próxima geração.


A mesma coisa acontece quando estamos ensinando os nossos filhos, por exemplo, a se comportar na missa.


Faça com calma e com paciência. O que ela perguntar, responda; ensine-a a falar baixinho, a não correr, a estar atento ao que o padre fala.


A cada semana, ensine uma coisa e foque naquilo. Quando perceber que ela compreendeu, ensine algo novo.


Por isso, lembre-se que, por vezes, você terá momentos para educar, para ensinar e transmitir algo que você ama para os seus filhos.


Agora me conta: você já teve dificuldade para aproveitar algum momento por estar com o seu filho? Como foi para você?


Nos vemos na próxima semana!

2 visualizações0 comentário